Onde investir em 2020: Esse é o ano dos imóveis!

Se você tem acompanhado o mercado financeiro, provavelmente está em dúvidas sobre onde investir em 2020. Afinal, é fato que a situação atual está muito confusa por conta do novo coronavírus.

A crise causada pela pandemia tem afetado tanto a Bolsa de Valores quanto as condições gerais da economia nacional. Por causa disso, as estratégias antigas de investimento não dão mais resultados.

Se você quer saber onde investir em 2020, tem de estar aberto a novas ideias e até mesmo ao retorno de antigos clássicos do mercado de investimentos.

E aí, quer aprender como navegar em mares turbulentos com o seu dinheiro? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Imagem Onde investir

A Renda Fixa é uma boa opção em 2020?

Nos últimos anos, a Renda Fixa foi um refúgio muito valioso para investidores que preferiam correr menos riscos. Basta lembrar do fato da Selic ter chegado a 14,25% ao ano em 2016 (isso sem falar em valores maiores, quando a Selic passou dos 20% no começo dos anos 2000).

Nesse nível, investir em um título de Renda Fixa atrelado ao CDI ou no Tesouro Selic era uma ótima oportunidade de fazer o seu dinheiro render muito e com baixo risco.

No entanto, do fim de 2016 para cá, a Selic tem caído consistentemente até chegar ao seu valor atual (que, no momento de produção deste artigo, é de 2,25% ao ano), maior valor da história da taxa.

Isso tem tido um impacto considerável nos investimentos de Renda Fixa, já que a maioria deles é atrelado direta ou indiretamente à taxa de juros da Selic. Por causa desse valor (que é até mesmo menor do que a previsão da inflação para 2020), investir em Renda Fixa não é uma boa opção neste ano.

Até mesmo as aplicações atreladas ao IPCA não estão sendo muito lucrativas por causa da demanda reprimida pela crise do novo coronavírus. Em maio, o IPCA foi deflacionário em 0,38% (ou seja, a inflação diminuiu 0,38%). Em abril, outra deflação de 0,31%.

Sendo assim, é seguro afirmar que a Renda Fixa não é uma boa opção de onde investir em 2020.

E a Renda Variável?

Se a Renda Fixa está em um momento não tão positivo, isso significa que a Renda Variável é a melhor opção de onde investir em 2020, certo? Não necessariamente.

Se você tem acompanhado a movimentação da Bolsa de Valores, sabe que o mercado de Renda Variável também está mal das pernas.

Desde o começo do ano, o índice IBOVESPA teve uma queda de aproximadamente 18% até o fechamento desta matéria. Apesar da maior parte da queda ter acontecido no começo da pandemia e boa parte já ter sido recuperada, a Bolsa de Valores experimenta no momento uma enorme volatilidade. Quem faz análise técnica nos gráficos das ações, por exemplo, sabe que vem sendo difícil encontrar padrões pois o movimento pode mudar muito rapidamente.

Por causa disso, investir em ações na Bolsa, em índices, em contratos de opções e até mesmo em fundos de investimento tem sido uma opção muito perigosa.

De um lado, é verdade que há um grande potencial de rentabilidade. No entanto, a volatilidade é tão grande que nem mesmo os grandes especialistas estão conseguindo ter ganhos consideráveis no momento.

Onde investir em 2020 com esse cenário?

Se a Renda Fixa está mal das pernas e a Renda Variável está instável e volátil, isso significa que não há onde investir em 2020? O melhor é guardar o dinheiro debaixo do colchão?

Na verdade, não. É nesse momento que um dos grandes clássicos do investimento mostra a sua força.

Você provavelmente já ouviu falar que o melhor a fazer é “investir em imóveis”, certo? Tanto é assim que muita gente costuma direcionar grande parte do patrimônio para apartamentos e casas.

Atualmente, nós vivemos um grande momento para os investimentos em imóveis por três grandes motivos:

  • Alta valorização;
  • Segurança;
  • Possibilidade de renda recorrente.

Em relação à valorização, basta olhar para os números. O Índice FipeZap, que é o responsável por acompanhar a valorização de imóveis no Brasil, mostrou um crescimento de praticamente 209% nos últimos 10 anos.

Em comparação, essa foi a valorização de alguns benchmarks no mesmo período:

  • IPCA: 93,72%;
  • Ibovespa: 88,77%;
  • IGP-M: 98,46%.

É Seguro?

A segurança do investimento também é muito maior do que em outras opções. Afinal, não há risco de repente de um banco falir ou algo do tipo e você perder seu dinheiro. Seu imóvel estará sempre lá.

Por fim, vale mencionar o fato de você poder gerar renda recorrente com o investimento em imóvel, o que aumenta ainda mais a valorização.

Normalmente, o padrão de aluguel no Brasil é de 0,7% do valor do imóvel. Isso significa um ganho anual de 8,4% (fora a valorização natural do investimento).

Levando tudo isso em conta, ficou claro que o melhor lugar onde investir em 2020 é no setor imobiliário. Afinal, comprar um apartamento traz boas chances de valorização, segurança e renda recorrente, especialmente em um período difícil para outras opções de aplicação.

Se você se interessou em investir em imóveis em 2020, que tal conhecer as opções de empreendimentos que a FRJR tem para você?

Se interessou por nossos serviços? Fale consosco!

Conheça nossos outros projetos:

Happyland

Alta Vista dos Palmares

This will close in 0 seconds