Investir em imóveis: agora é um bom momento?

O Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou um novo corte na Taxa Selic em sua reunião realizada em junho e pode cortá-la novamente na reunião de agosto. Por causa disso, o mercado se reacendeu com a possibilidade de investir em imóveis.

Mas será que agora é um bom momento para isso? Considerando o contexto econômico atual, será que vale a pena investir em imóveis ou é melhor procurar por outra opção para seu dinheiro?

Qual é o contexto econômico atual?

Sempre que desejamos escolher um bom investimento, é necessário analisar as condições do mercado. Afinal, os fundamentos macroeconômicos ajudam a “prever” até certo ponto do futuro e entender como agir.

Um exemplo bem comum e simples é o efeito da Taxa Selic sobre a inflação. Suponha que o IPCA esteja em 10% ao ano, um valor que é considerado muito acima do normal e sinal de problemas ao país.

Nesse contexto, considerando os manuais macroeconômicos, é seguro afirmar que a Taxa Selic subirá em breve. Afinal, a Selic é usada para controlar, dentre outras coisas, o nível de consumo das famílias. E o consumo familiar é um dos principais motivadores da inflação.

Por isso, é sinal de que faz sentido investir em títulos de Renda Fixa pós-fixados para poder pegar o movimento ascendente que eles farão quando a Selic inevitavelmente oscilar para cima.

Ao mesmo tempo, quando a Selic chegar no ponto necessário para derrubar a inflação, é sinal de que não devemos mais investir em títulos pós-fixados atrelados, nem ao IPCA, nem à Selic. Afinal, ambos provavelmente cairão em poucos meses.

Atualmente, o cenário econômico indica que a Renda Fixa não é uma boa opção para investir. Isso porque os indexadores econômicos atuais não garantem um bom rendimento. Pelo contrário, na verdade.

A Taxa Selic está, no fechamento deste artigo, em 2,25%. A previsão de inflação para 2020 é de 1,90% de acordo com o Banco Central. Isso significa que o ganho real anual de uma aplicação de Renda Fixa pós-fixada à Selic ou CDI gira ao redor de 0,35% anuais.

No entanto, ano que vem a inflação está projetada para chegar a 3%. Se a Selic não subir, o ganho real será negativo.

Isso significa, portanto, que o investimento em Renda Fixa pós-fixada não é uma boa opção. E o que fazer então?

Muita gente tem escolhido investir na Bolsa de Valores, que não é uma opção ruim, claro. No entanto, a Bolsa não é adequada para investimentos de proteção de patrimônio ou de segurança. São aplicações instáveis e voláteis.

Por causa disso, não é recomendado colocar todo o seu dinheiro ali, sob o risco de perdê-lo em uma crise como a de março, que fez a Bolsa cair 30%.

Por que investir em imóveis em 2020 é uma boa ideia?

Considerando os sinais macroeconômicos em questão, tanto a redução da Selic e a baixa inflação quanto a instabilidade da Bolsa de Valores, onde é a melhor maneira de investir seu dinheiro? É nesse cenário que o mercado imobiliário surge como uma boa opção.

Em primeiro lugar, a queda da Selic pode ser ruim para a Renda Fixa, mas é bom para os imóveis. Isso porque eles ficam mais acessíveis, já que a Selic influencia a taxa de juros dos financiamentos.

Em segundo lugar, há uma grande demanda reprimida para a compra de novos imóveis. Nos últimos 5 anos, a crise econômica segurou o preço dos imóveis, o que fez com que muita gente agora estivesse disposta a atuar no mercado.

Além disso, há o fato de que a pandemia mudou muita coisa. As pessoas passaram a perceber a importância de uma boa casa, o que as leva ao mercado também.

Vale mencionar ainda que os imóveis apresentaram incrível valorização nos últimos 11 anos. No período, o Índice FipeZap subiu mais de 200% contra 88% da Bolsa e 93% da inflação.

Por fim, vale mencionar o aluguel como uma ótima opção de investimento. No momento, a média nacional dos aluguéis é de 5% do valor do imóvel. Isso significa que receber aluguéis é 2 vezes mais lucrativo do que investir na Selic no momento.

Como encontrar bons imóveis para investir?

Se você percebeu que investir em imóveis é a melhor opção para 2020, é importante entender como achar boas oportunidades no segmento. Afinal, o que é um “bom imóvel” para investir?

Confira algumas características básicas:

  • novo (de preferência comprado na planta, pois o investimento inicial é menor);
  • em uma boa cidade, com potencial de crescimento;
  • bem localizado;
  • capaz de atrair muitas pessoas;
  • bons argumentos para morar (condomínio barato, bons itens de lazer, etc.).

Se você se interessou pela possibilidade de investir em imóveis e agora procura pela melhor oportunidade, é essencial que conheça o ALTA VISTA DO PALMARES, um empreendimento em Belo Horizonte. 

Além de estar muito bem localizado em uma das principais cidades do Brasil, o empreendimento tem alto potencial de valorização e tudo para ser uma excelente oportunidade de investimento.

Se interessou por nossos serviços? Fale consosco!

Conheça nossos outros projetos:

Happyland

Alta Vista dos Palmares

This will close in 0 seconds