Como se planejar para comprar seu apartamento

Como se planejar para comprar seu apartamento? Talvez o maior sonho do brasileiro seja adquirir sua casa própria e sair do aluguel.

Um dos principais marcos na vida de qualquer pessoa é comprar seu apartamento, um lugar para chamar de seu, que irá proporcionar segurança e estabilidade, além de um futuro tranquilo para a família.

Infelizmente, devido à falta de informações e também de planejamento, muitas dessas pessoas deixam de realizar esse grande sonho e até mesmo pensam ser impossível comprar um apartamento.

Realmente, não é um objetivo fácil e exige muita disciplina na hora de economizar, além de planejamento e organização financeira, para não se enrolar em nenhuma etapa da compra do seu apartamento.

Porém, não é impossível e, se você quer saber como tornar esse sonho realidade, basta acompanhar o artigo abaixo, onde responderemos as principais perguntas que toda pessoa se faz quando começa a pensar em comprar um apartamento.

Casal com chave de imóvel

Como posso economizar para comprar meu apartamento?

O primeiro passo para a realização do sonho da casa própria é: economizar. Aqui não tem jeito e não existem atalhos.

Por se tratar de um bem de alto valor e investimento, é preciso juntar dinheiro, e a melhor forma de se fazer isso é separando uma parte do seu salário todos os meses e cortar algumas despesas desnecessárias.

O ideal é que você possa separar no mínimo 10% dos seus ganhos mensais, mas se conseguir guardar 30% será ainda melhor e seu sonho estará muito mais próximo.

Você pode guardar esse dinheiro na poupança ou em qualquer outra aplicação rentável.

Para conseguir guardar esse dinheirinho no final do mês é preciso estar disposto a cortar alguns gastos.

Não precisa parar de viver para apenas juntar dinheiro, mas saber pesar suas despesas e reduzir alguns custos desnecessários podem ajudar, e muito, na hora conquistar um objetivo maior.

Comprar um apartamento não é fácil, mas a recompensa e segurança de poder ter um lugar só seu não tem preço e no final todo o esforço da economia vai ter valido a pena.

Quanto devo economizar antes de comprar um apartamento?

Primeiramente por se tratar de um grande investimento é imprescindível que você faça um planejamento financeiro.

Antes de assumir uma dívida, faça algumas contas e avalie o quanto você pode gastar por mês no pagamento das prestações, sem comprometer suas outras despesas.

Todavia, não se esqueça que, além das parcelas mensais, existe ainda o valor de entrada, as intermediárias e as chaves. Esses valores tendem a ser mais elevados e exigem um bom planejamento para que você não se prejudique com as demais parcelas do seu financiamento.

Contudo uma solução inteligente é juntar o valor da entrada, das intermediárias e das chaves antes de fechar o negócio e começar a pagar as prestações mensais.

Dessa forma o dinheiro já estará guardado e você não terá surpresas desagradáveis no meio do caminho.

Para não gerar dívidas e nem complicar e impactar nas suas contas mensais é ideal que você procure um investimento onde as prestações do financiamento não ultrapassem 30% da sua renda mensal.

Não deixe de negociar parcelas que caibam no seu bolso e nem de avaliar a melhor relação custo-benefício na hora de comprar o seu apartamento.

Como posso pagar na hora de comprar um apartamento?

Em primeiro lugar comprar um apartamento exige, paciência e perseverança. É normal juntar dinheiro por alguns anos antes de finalmente fechar o negócio. Mas não se preocupe, atualmente existem algumas facilidades na hora de realizar o sonho da sua casa própria.

Além disso, quando vamos comprar nosso apartamento, o jeito mais prático é optar pelo financiamento do imóvel.

Entretanto, existem diversos tipos de financiamento diferentes, com inúmeras condições que diferem entre si e podem se ajustar melhor às suas necessidades.

Apesar disso, entre esses financiamentos existe o Minha Casa Minha Vida, um programa de financiamento habitacional do Governo Federal que ajuda quem quer comprar um apartamento.

Contudo você ainda pode financiar seu apartamento através da Caixa Econômica Federal, com juros mais baixos.

Além da Caixa, diversos outros bancos, como Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, também oferecem opções de financiamento para quem não se encaixa em nenhum dos programas governamentais.

Acima de tudo, não deixe de simular as condições de financiamento em diversos bancos para conseguir melhores taxas.

Sobretudo, e por último, mas não menos importante, você também pode realizar o financiamento com a própria construtora, que, além de construir o imóvel, também oferece a possibilidade de um financiamento com negociação mais flexível.

Se interessou por nossos serviços? Fale consosco!

Conheça nossos outros projetos:

Happyland

Alta Vista dos Palmares

This will close in 0 seconds