Como sair de casa e ir morar sozinho?

Chega um momento na vida de todas as pessoas que precisamos saber como sair de casa e ir morar sem os pais. Apesar disso, não é uma tarefa fácil encontrar o seu próprio lugar.

É verdade que toda mudança é difícil e fica ainda pior quando precisamos deixar a nossa zona de conforto. No entanto, é ótimo aproveitar a entrada na universidade para finalmente dar esse passo em direção à vida adulta e ao amadurecimento.

Considerando que morar em Belo Horizonte significa estar perto de algumas das melhores universidades, talvez essa seja a oportunidade de ouro para você aprender como sair de casa e encarar o mundo.

E aí, vamos aprender?

Prepare-se para sair de casa e morar sozinho

Se você quer morar sozinho, precisará aprender uma série de coisas que são feitas pelos seus pais atualmente. Muitas delas, aliás, talvez você nem perceba que existem, mas que terão de ser feitas por você.

O processo mais básico para você poder morar sozinho enquanto estuda na faculdade é cuidar da sua alimentação e da limpeza. Em termos simples, você precisará aprender a cozinhar alguns pratos (miojo não conta) e a lavar a louça e a roupa.

A parte boa é que cozinhar, na verdade, é muito prazeroso. Não vai demorar muito e você vai aprender como fazer os seus pratos favoritos e manter uma dieta nutritiva por conta própria.

Além disso, lavar a roupa ou a louça pode ser feito facilmente com uma máquina de lavar roupa e outra de lavar louça. Basta colocar os itens dentro dela e apertar o botão, sem mistério.

No entanto, também é fato que a limpeza não acaba aí. Você precisará aprender a limpar a geladeira, tirar o pó, varrer o chão, passar um pano, lavar o banheiro, tirar o lixo, comprar comida e muito mais.

Por isso, uma boa ideia pode ser aproveitar as suas últimas semanas na casa dos pais para aprender como realizar as tarefas necessárias para a manutenção do lar. Esse treinamento será útil no futuro!

Faça uma simulação de como sair de casa

O processo de sair da casa dos pais não é simples como parece nos filmes ou séries. Não basta só fazer uma mochila, colocar as roupas dentro dela e pronto. Existe muita burocracia para resolver.

A primeira coisa a se fazer é simular todas as contas que você terá morando sozinho e como vai lidar com elas. Em termos de rendimento, você terá 2 opções básicas:

  • arrumar um emprego;
  • ter seus pais pagando tudo.

Existem outras formas, claro, mas elas são mais específicas. Por exemplo, é possível conseguir uma bolsa de mestrado que arque com os custos, mas esse é um cenário mais de exceção.

Para saber quanto você precisará, faça uma simulação financeira de todas as contas. Veja mais ou menos quanto os seus pais pagam de contas, como água, luz, telefone, internet, celular e gás e reduza um pouco esse valor, considerando que você estará sozinho.

Além disso, adicione o valor do aluguel e do condomínio (caso se aplique) e outras contas específicas (carro, gasolina, transporte público, saídas, etc.).

Prepare a parte financeira da mudança

Além de simular todas as contas que você terá, ainda há uma outra parte financeira que deve ser preparada: a mudança e a compra de móveis. Como você provavelmente já imaginou, você vai se mudar para uma casa vazia.

Isso significa que você terá de lidar com várias novas aquisições, como um sofá, uma TV, uma geladeira, um fogão, máquina de lavar, ferro de passar roupa, cama, colchão e muitas outras.

Pode parecer muita coisa (e é!), mas você consegue dar conta se planejando direitinho. O primeiro passo é entender como você vai pagar por tudo isso. Talvez você tenha um padrinho que queira dar um item de presente, talvez precise lidar com tudo sozinho. Na verdade, não existe certo ou errado nessa hora. Tudo depende, na verdade, de quanto dinheiro e tempo você tem.

Se você já tiver um trabalho, fica mais fácil. Guarde dinheiro por alguns meses morando com os seus pais e tente conseguir um cartão de crédito. Então, aproveite um período de promoções (a Black Friday é ótima para isso) e compre algumas coisas de uma vez, enquanto as outras poderão ser parceladas no cartão.

Escolha um bom lugar para morar

Enquanto se prepara para comprar os móveis essenciais para mudar, é importante encontrar um bom lugar para morar. A sua casa deve ter um equilíbrio ideal entre valor inicial, custo de vida, localidade e facilidades para você.

O ideal é encontrar um apartamento ou casa de pelo menos 1 quarto, que tenha um condomínio baixo (caso seja um prédio), próximo dos seus principais destinos (como universidade) e de fontes de transporte público.

Entenda como lidar com os seus pais

Por fim, entenda que esse é um momento muito diferente e novo para você, mas também é um momento difícil para os seus pais. Afinal, eles viram você literalmente nascer e crescer. É natural ficar emotivo na hora em que você finalmente sai do ninho.

Portanto, converse com seus pais e crie um bom entendimento sobre o assunto. Eles estarão lá para ajudar quando você precisar.

E aí, aprendeu como sair de casa e ir morar sozinho? A tarefa não é fácil e será provavelmente a maior decisão que você terá de tomar em sua vida até esse momento. No entanto, você aprenderá muito e, em pouco tempo, ficará surpreso com o seu amadurecimento.

Pessoas carregando caixa

This will close in 0 seconds